sexta-feira, 7 de setembro de 2012

SÍNTESE DE "O PRìNCIPE FELIZ DE OSCAR WILDE - de Vicente de Percia -


                                      A VERDADEIRA BELEZA
Uma estátua coberta de ouro, com olhos de safira, espada adornada com rubis feita pela cidade e colocada em destaque em um local alto, em homenagem ao PRÍNCIPE FELIZ, jovem, que durante a sua vida nunca se preocupou com a miséria e os problemas alheios.
Uma Andorinha perde-se do seu bando e passa a viver com a estátua, uma hóspede perdida das emigrantes.
Diante do sofrimento do Príncipe em ver a verdadeira situação do seu povo e querer resolvê-la, a Andorinha cede aos seus desejos e começa a doar com o consentimento dele, para os mais necessitados tudo de valor que seu corpo possuía até ficar totalmente desprovido de qualquer riqueza.
O Amor e a Fidelidade da Andorinha pelo Príncipe é tão forte que ela não o abandona para seguir suas companheiras e fugir do terrível inverno que a maltrata violentamente. Com essa escolha sela seu destino e amor e com um beijo, morre aos pés da estátua, do seu amado Príncipe.
A pompa e suntuosidade que adornavam a estátua colocada na cidade, na colina, pelas autoridades e seus governantes era mais que o símbolo da vaidade, pois eles não se preocupavam com o sofrimento alheio é esqueciam-se que a verdadeira beleza é a generosidade humana.
OSCAR WILDE fascina com este conto atualíssimo as crianças, os adolescentes e adultos. É um encantamento onde o belo está nas coisas mais simples, nas atitudes corretas e nos ensinamentos humanísticos que também, chegam-nos no hábito cultivar a leitura.

Vicente de Percia
Síntese de minha autoria em função de uma tradução que fiz do conto " O Príncipe Feliz de Oscar Wilde