Coloridos e cheios de detalhes, desenhos reproduzem o sentimento de
revolta dos gregos
Na Grécia, berço da cultura ocidental, as manifestações contra as impopulares
medidas de austeridade do governo vêm ganhando forma também por meio da arte.
Centenas de grafites espalhados por Atenas mostram a insatisfação dos gregos com
a atual situação econômica do país.
Enquanto o governo contrai empréstimos bilionários com o FMI (Fundo Monetário
Internacional) e a União Europeia, a taxa de desemprego cresce a cada mês. No
segundo trimestre de 2011, o índice atingiu 16,3%.
Coloridos e cheios de detalhes, os desenhos reproduzem o pensamento da
maioria da população, que enxerga o governo, o atual sistema financeiro e os
bancos como os principais responsáveis pela crise.
Saatchi
Vicente de Percia
Em Recente artigo de charles Saatchi o colecionador e galerista dono da Saatachi Galery em Londres comenta que os novos compradores superricos de arte são vulgares e deprimentes. Fala que ser um marchand nos dias de hoje é ser vulgar, Chega a usar termos como de serem dotados de uma autoestima em níveis masturbatórios. Classificando-se como um elemento narcisista e que defende seus próprios interesses, acha repugnante esse novo mundo das artes. Ao mesmo tempo que confessa certo desprezo e crítica aos colecionadores e a um mercado inconsistente que não está preocupado em formar opiniões e tão pouco aprimorar o senso-crítico. Acrescenta que não lucra com obra de arte, o mesmo é revestido na compra de mais obras de arte. Tece censuras aos críticos de arte por não comparecerem "democraticamente" às exposições e a um público dispersivo que no dia da vernissage não observa a exposição com interesse. Quanto aos curadores profissionais: " ....selecionar telas especificas para uma exposição é uma perspectiva que assusta, por ser uma demonstração reveladora demais da falta daquilo que nós, do ramo, chamamos de olhar". Enfatiza que os " artistas contemporâneos" preferem exibir vídeos, além de incompreensíveis instalações pós-conceituais e painéis de fotos e textos, submetendo-se à aprovação dos seus pares igualmente inseguros e míopes. Termina com certa defesa de suas mostras. Seu texto do " THE GUARDIAN" e publicado, também na " FOLHA DE SÂO PAULO". Reitera a meu ver, independente das controvérsias de Saatachi, e dos seu eu confesso, a necessidade de urgente de uma revisão na produção atual da arte, infelizmente globalizada por uma postura oportunista e sem credibilidade .