terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VICENTE DE PERCIA - LEGADOS CONTEMPORÂNEOS

Legados Contemporâneos"....Raro o texto critico,atual,que não aborde o termo contemporâneo. A década de 90 foi promissora na busca de mapear produções artísticas que se encaixassem neste significado,ora através de curadorias,ora em pesquisas e eventos.A proximidade com o novo século impulsionou tendências e buscas de legitimar estas tendências artísticas; estava sacramentado o corporativismo da produção contemporânea:as galerias,centros culturais,atelieres,marchand e o ensino das artes em geral se apropriaram de um clichê que preconizava supostos exercícios libertos de uma lógica ou de uma estética "conciliadora",enfim um policiamento surgiu em torno da criação artística. O resultado teve forte carga de improvisação, atraiu, também artistas com estilo formado que de imediato se enveredaram para à experimentação. O risco do dejá vu,os lançaram nas avalanches das Instalações do conceitual e de um subjetivismo hermético vicioso.Criava-se um texto para justificar a obra.A gravura,desenho,pintura representavam um retrocesso.Explodiam as plotagens,objetos e o tridimensional num exercício por vezes suicida . A tarefa artística aprimorada pela continuidade e domínio dos meios matérias e instrumentais foi substituída pelo praticismo tecnológico.Em uma mostra, o catálogo era mais imponente que a obra.Evidentemente,não se pode desprezar a violência e o caos que atinge a humanidade,tão pouco a arte é imune às informações e acontecimentos. No contexto o compromisso com o conteúdo e a reflexão foi descartada em nome da COMTEMPORANEIDADE ........."
VICENTE DE PERCIA , Revista Mecenas, Buenos Aires,Argentina.
Hoy en todas partes se inpugnam, dijimos las ideas fundamentales de arte. Ojos proprios y mente crítica, es importante. Vale.

GILDA GOULART - VICENTE DE PERCIA COMENTA A OBRA GRAFICA DE GILDA GOULART


TÍTULO : "BELA -EMÍLIA" FOTOGRAMA.


A TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE GILDA GOULART ACOMPANHO ANTES DO DESAFIO DO MEU PROJETO "ARTE EM ABERTO",COM APÓIO DA SECRETARIA ESTADUAL E MUNICIPAL DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO. SUA PARTICIPAÇÃO DESTA GRANDE COLETIVA, INAUGURADA NO ATERRO DO FLAMENGO NO RIO DE JANEIRO COM VÁRIOS ARTISTAS EM DIFERENTES SETORES DAS ARTE.

NUM ESPAÇO NÃO CONVENCIONAIL, TENDO COMO PALCO A CIDADE GOULART MONTOU UMA ESCULTURA DE GELO.
EM UMA DAS MINHAS CURADORIAS "ARTE VISITA",1992 EM BUENOS AIRES, ARGENTINA SUA INFORMALIDADE COM COLAGEM.TÉCNICA MISTA E TEMÁTICA BRASILEIRA ATRAVÉS DE UMA OBRA BIDIMENSIONAL MOSTRAVA SEU DESEJO DE TRANSITAR POR DIFERENTES ATELIERES: PINTURA, GRAVURA,FOTOGRAFIA, ARTE CONCEITUAL FAZEM PARTE DO CONJUNTO DA SUA OBRA: A EXPERIMENTAÇÃO.

O IMPORTANTE É QUE UTILIZA INSTRUMENTOS E MATERIAS DISTINTOS SOBRE SEUS QUESTIONAMENTOS E IDEIAS NO CAMPO DA ARTE COM SERIEDADE ,ESTILO E CONTEÚDO.