quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TEMPLO DE VENUS É REABERTO EM ROMA

O maior templo da Roma antiga foi reaberto ao público no último dia 11 após mais de 20 anos em obras. O anúncio ocorre em meio a uma tempestade política sobre a manutenção dos tesouros artísticos italianos, decorrente do colapso da Casa dos Gladiadores em Pompéia.
O Templo de Vênus e Roma, construído durante o governo do imperador Adriano no século 2 (de 121 a 135), situa-se no coração do Fórum Romano, perto do Coliseu. Do imenso edifício original, com duas entradas, restam dezenas de colunas e partes de duas absides com tetos ornamentados. O templo era visível para os visitantes do Fórum, mas o acesso estava interditado por causa das obras. Até os anos 1980, carros podiam até mesmo estacionar em frente às colunas.
"Restauramos para Roma um dos mais importantes símbolos de poder e grandeza do Império Romano", declarou Claudia Del Monte, arquiteta encarregada da restauração do monumento.
O trabalho foi centralizado, principalmente, na pavimentação do templo de Roma e em melhorias nos vãos de sustentação do teto, enegrecidos pela poluição e limpeza de um esgoto próximo ao local.
Erguida nas ruínas da Domus Aurea - a casa do imperador Nero -, a edificação comporta duas partes unidas: o templo de Vênus, deusa do amor e ancestral mística dos romanos, e o templo de Roma A Eterna, deusa da cidade.
Mesmo fechado ao público, o local vinha sendo utilizado, desde o papa João Paulo II, para cerimônias da Sexta-Feira Santa.
Del Monte explicou que certos aspectos da restauração não teriam sido necessários se o local tivesse sido bem conservado: "Os italianos devem estar conscientes de seu patrimônio e parar de maltratá-lo".