sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

VICENTE DE PERCIA - A LÓGICA DA SEDUÇÃO - METAMODERNIDADE

Foto: VICENTE DE PERCIA,SÉRIE MANDALAS,2009
ENSAIOS DE VICENTE DE PERCIA - A LÓGICA DA SEDUÇÃO - METAMODERNIDADE
METAMODERNIDADE
A dinâmica atual do circuito da arte fomenta, principalmente ao crítico e correspondentes no campo da Ciência Especulativa a fazer certas indagações e com isto ,não perder de imediato os questionamentos que são um termômetro diante da produção artística chamada contemporânea. O objeto da arte é uma tónica, propícia o debate;está ligado ao consumo e de imediato focaliza a arte como um produto onde interesses de ganho estão sempre presentes independentes da qualidade .
Por mais que queiramos fugir a este atrelamento por questões filosóficas ou políticas, a arte, através dos séculos, não consegue se distanciar do ganho. Podemos assinalar que a partir dos meados de 1960, surgiu entre os temas em evidência a chamada contracultura.Eram elementos contestatórios que buscavam explicar a sedução ou o desgaste do progresso.
Podemos citar também, o auge da revolução sexual como outra sinalização para o aquecimento de novos conceitos. Ainda estávamos imersos na "Pop" e ao mesmo tempo germinado a pós- modernidade onde o intuito era de romper com segmentos existentes, principalmente as chamadas ideologias. Um saco de gatos pois, logo em 1990 aproximadamente, via-se o aceleramento das tecnologias de informação influenciando ferozmente o artista. Sem dúvida, as artes gráficas ganham relevo e passam até para os chamados suportes tradicionais para deleite dos marchand e obviamente de galeristas. Surgia o "minimum" que também contaminou as artes gráficas e os elementos bidimensionais e tridimensionais(esculturas). Estávamos diante do mundo globalizante onde o chamado conceito de "universalidade" ocupava espaços em apresentações críticas, em catálogos ,livros e outros meios de comunicação.
O que devemos enfatizar para melhor caracterizar o fato histórico? Quais as verdadeiras identidades" contemporâneas"que serviram para estabelecer comparações e mesmo o confrontos com alguns seguimentos importantes? Entre eles: a natureza e as suas problemáticas em virtude do progresso e a busca de implantar com austeridade a conscientização e planejamento da vida tendo a arte como instrumento vital?


O CRÍTICO JOSÉ MARIA MEJHIAS COMETA A OBRA PLÁSTICA DE VICENTE DE PERCIA


La obra de Vicente de Percia es rica en colores y movimentos.Sus MANDALAS tiene una suscecion de colores fortes lo qual produce relievo y ótica de girar en vuelta de los circulos.Por cierto el artista imprime su conocimiento acerca de lo Bello,y por consecuencia nuevos signos,formas y constantes numeros:3,6 e 9.Percia muestra su lado místico en su estilo.El conjunto de las obras se acercam en transparencias envolto en universos y seguras nu tecnicas.Las MANDALAS son marcas del passado,presente y futuro repleto de sensibilidade y plasticidade.José Maria Mejhia