Enquanto as exportações e importações norte-americanas totalizaram 3,82 trilhões de dólares em 2012, as transações comerciais da China chegaram a 3,87 trilhões de dólares
China ultrapassará os EUA também em importações até 2016, segundo estimativas de economistas
A China já ocupa o lugar de maior potência comercial do mundo. O país asiático ultrapassou os Estados Unidos em volume de transações comerciais (ou corrente de comércio, que é a soma das importações e exportações) em 2012, segundo dados oficiais dos países, afirmou aBloomberg.
Enquanto as exportações e importações norte-americanas totalizaram 3,82 trilhões de dólares em 2012, segundo o Departamento de Comércio do país, as transações comerciais na China chegaram a 3,87 trilhões de dólares no período.
A crescente influência da China no comércio global, segundo a Bloomberg, já ameaça romper blocos comerciais regionais, uma vez que o país se torna o parceiro comercial mais importante para alguns países - como o próprio Brasil. A Alemanha, por exemplo, deve dobrar suas exportações para a China até o final da década, assim como faz com a França, segundo o economista do Goldman Sachs, Jim O'Neill, criador do termo Bric para designar as economias emergentes em ascensão no início da década de 2000 - Brasil, Rússia, China e Índia. "Para muitos países ao redor do mundo, a China está se tornando rapidamente o parceiro comercial mais importante"
Nenhum comentário:
Postar um comentário