sábado, 5 de março de 2016

Crítica - Abertura da Temporada de 2016 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro



Uma das pungentes obras de Beethoven a “Missa Solene em Ré Maior” abriu a temporada do mais importante Teatro do Brasil. Em pleno festejo de mais um aniversário, a cidade do Rio de Janeiro abre a sua temporada com um concerto de uma grande obra coral. A “Missa em Ré Maior op. 123” que nos remete a 9ª(nona) do mesmo compositor em certos andamentos. A diferença é sem dúvida a exigência dos solistas. Presentes em todos os segmentos e são pontos de referência entre o coro e a orquestra. Nessa sequência o solo de violino é outro ponto relevante na obra.

O espetáculo com o Coro e a Orquestra Sinfônica do TM contou com participações de solistas convidados, como a soprano Rosana Lamosa, a mezzo-soprano Carolina Faria, o tenor Eric Herrero e o barítono Michel de Souza e terá regência do Maestro Tobias Volkmann.

O evento não alcançou as exigências da obra. Os solistas com exceção da mezzo-soprano não foram felizes nas suas interpretações. Timbres que destoavam e ao mesmo tempo não alcançaram o volume preciso.
 O coro, não teve o entrosamento necessário, as vozes femininas tinham agudos diferenciados fora do ritmo e andamento desejado. Coube à orquestra dar seguimento a obra, porém sem o brilho que a mesma possui. O maestro Tobias Volkmann apenas foi mais um componente de um conjunto que não estava bem entrosado. Beethoven é sempre um desafio, inclusive para orquestras conceituadas. As regências diferenciadas mundo a fora são bem vindas mais é preciso que o conjunto possua dons imprescindíveis para celebrar esse magnífico compositor.