Vicente de Percia - Editado "O Correio"
O sentido da liberdade habita o universo circense e nele as
diversidades de cidadanias se juntam num único propósito: legar uma atmosfera
de mágico lirismo, de domínio e manuseio do corpo, acrescentando sempre algo
mais às possibilidades do Homem sob a fascinante lona daquele circulo onde as
classes sociais se confraternizam.
Na antiguidade, os leões dominavam os espetáculos romanos, e
na Idade Média eram os saltimbancos romanos, com cantores, mímicos e
acrobatas. Em 1770, o inglês Philip Astley, num picadeiro com cavalos, descobriu
que organizar um show de variedades atrairia mais público. Surgiram, então,
trapézios, contorcionistas, ilusionistas e o lado cênico como intervalo de
animação.
No Brasil, visitantes de alto nível como Tihany (mágico
húngaro fundador do circo que leva seu nome) e os Olimecha (Japão) tornaram-se
inspiração a escritores. Cativou Mario de Andrade (“Monólogo dum elefante do
Circo Sarrasani”; Lúcio Cardoso (“Poemas do circo”); Cassiano Ricardo (“ O
chapéu mágico”), Guimarães Rosa (“O palhaço da boca verde”) e tantos mais,
inclusive Viriato Corêia com (“ a sombra dos laranjais”), transformado depois
em novela de TV.
Do Picadeiro Para As Telas.
As artes plásticas marcaram presença com telas em que o
próprio circo intitulava os quadros, a exemplo Portinari, com um óleo sobre
tela, de 1993; Lasar Segall, com guache sobre papelão, também em 1933; Cicero
Dias, com uma aquarela sobre papelão, 1929, e Djanira, em 1955,com guache.
“Também “Guinard com “O domador”, óleo sobre tela, parte da coleção de Gilberto
Chateaubriand; Teruz Com” Picadeiro” de 1971, óleo sobre tela, Fernand Leger, Pablo
Picasso, Toulouse Lautrec e muitos outros enriqueceram esta fecunda
temática.
Palhaços brasileiros de porte de Piolim, Carequinha, e
Arrelia influenciaram atores e comunicadores, entre eles Chacrinha e Renato
Aragão. Charles Chaplin é sem dúvida uma referência para a arte circense onde
um chamamento incontido toma conta de todos, trazendo à tona elementos
existenciais num misto de riso e dor. Exercendo, em geral, grande prazer sobre
o artista, o circo, desde o mais simples até o monumental, é sempre uma notícia
de chegada e surpresa, e faz a todos sonhar.
Um comentário:
Um texto excelente. sintético, porém analítico e muito bem embasado
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